Um projeto público privado, está sendo desenvolvido em Santa Catarina, por um grupo de empresários que, com o apoio dos deputados Volnei Weber, Felipe Estevão e a presidenta da Santur, Flavia Didomenico; procura fomentar o turismo da Serra Mar, com o objetivo em trazer o público internacional para nossa região, e que está dando certo, pois estão tendo uma experiência favorável.
SOBRE O PROJETO
O Projeto Rota12 tem como missão, fomentar o turismo para motociclistas na estrada considerada internacionalmente a mais espetacular do mundo. A Serra do Rio do Rastro tem 34 quilômetros de subida com mais de 280 curvas e muitas delas bastante fechadas.
Mas não é apenas o trajeto que nos faz prender a respiração. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos e grandes cânions, deixam os visitantes encantados.
ORIGEM DO NOME
O nome dado a marca, Rota 12, traz o antigo nome da Serra, junto ao real objetivo do projeto, que é: traçar rotas até a Serra da Rio do Rastro, trazendo benefícios e diversão para motociclistas que visitam a região.
A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região de Bom Jardim da Serra, levados pela necessidade de comercio e trocas de mercadorias, abriram uma trilha na mata de 55 quilômetros até um lugarejo chamado Doze. A cada travessia, a trilha foi ganhando forma, até ficar conhecida como Serra do Doze.
Este é um projeto que visa a integração da serra catarinense com o litoral sul, com rotas turísticas voltadas para o desenvolvimento das regiões; onde o principal objetivo é utilizar o que as regiões já oferecem como atrativo turístico, tais como parques naturais de aventura, hotéis, restaurantes, locais históricos e culturais.